top of page

Perito Criminal, uma profissão que exige preparo e muita determinação

Atualizado: 21 de set. de 2019



Olá, hoje vamos abordar um pouco sobre a profissão dos peritos criminais, o dia-a-dia, rotinas, tipos de atividades desenvolvidas e até horários de trabalhos mais comuns. Inicialmente é importante frisar que todo aquele glamour dos seriados de TV (CSI's) não condiz com a realidade da profissão, pelo menos aqui no Brasil. Por mais que esta atividade deveria se aproximar do cinema, a vida não é Holywood. Então vamos trazer para o contexto nacional, resguardando as prováveis diferenças encontradas nos Estados.

Primeiro, como a maioria já deve saber, existem várias dificuldades e a profissão exige muita dedicação. A rotina de trabalho costuma ser dividida em duas formas: expediente comercial ou esquema de plantão. Este adota turnos de 12 horas ou 24 horas seguidas de trabalho enquanto aquele é o mais conhecido dos trabalhadores brasileiros, trabalhos com horários fixos próximo aos horários comerciais, por exemplo, das 8 horas às 17 horas.

O perito que desempenha suas atividades em horários comerciais costuma trabalhar em laboratórios de análises de drogas e DNA, núcleos especializados e serviços administrativos. Já o profissional que atua em esquemas de plantão se dedica primordialmente ao atendimento de locais de crime, como furtos, roubos, acidentes de tráfego, homicídios, entre outros. No entanto, não existe hierarquia entre as funções, ambas são muito importantes e muitas vezes complementares.

Esta situação fica muito clara ao analisarmos casos em que os investigados deixam vestígios que são processados em núcleos especializados e os resultados são remetidos aos peritos plantonistas para conclusão dos laudos.

Pois bem, estas são apenas algumas poucas considerações sobre a profissão do Perito Criminal. Nosso objetivo é continuar postando mais informações sobre esta atividade para levar a todos noções básicas. Portanto, fiquem ligados, logo teremos atualizações.

252 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page