Manchas de sangue em locais de crime
Os vestígios são para o Perito Criminal o ponto de partida para o trabalho de análise e materialização dos delitos. Os que realmente tiverem alguma relação com o crime passam a ser tratados como evidências e, quando integrados ao inquérito policial e processo judicial, Provas. Cada local de crime possui vestígios característicos que auxiliam o profissional no momento da busca de provas. É o caso das manchas de sangue em locais de crimes contra vida.
Estas manchas têm volumes, tamanhos e quantidades distintos, além de sofrerem influência do tempo entre o crime e a sua análise. Por isso, a perícia deve ser feita o quanto antes e a preservação do local é fundamental para o bom trabalho pericial.
Após a adequada coleta procedida pelo Perito, o primeiro passo é determinar se realmente trata-se de sangue humano, qual é o grupo sanguíneo e o fator RH, cujos exames serão efetuados em laboratórios. Mas mesmo no local do crime a forma como a mancha se apresenta e o aspecto em determinadas superfícies podem fornecer informações importantes para serem adicionadas ao laudo pericial.
