top of page

Como faço para me tornar um Perito Criminal? Preparamos algumas dicas para você!

Atualizado: 1 de set. de 2019


Muitos dos inscritos na página nos enviam perguntas e quase todas elas são referentes a como se tornar Perito Criminal. Então, para dirimir essas dúvidas, passamos a dar algumas dicas de como você pode vir a trabalhar na área da perícia criminal.


Primeiramente é muito importante que você saiba que existem dois tipos de Peritos Criminais, o federal, lotado na Polícia Federal, e o estadual, lotado nas polícias civis, polícias científicas ou institutos de perícias.

Logo sua primeira decisão deve ser qual deles você deseja ser? Federal ou Estadual?

Caso deseje trabalhar no âmbito federal, sugiro que leia a matéria publicada anteriormente pelo nosso site (clique aqui).

Caso opte pela esfera estadual você deve ter em mente alguns pontos:

  1. É necessário ter nível superior, porém a legislação muda de estado para estado.

  2. Isso implica em que algumas graduações são aceitas em alguns estados e em outros não;

  3. Acarreta também na variação da carreira, alguns estados os Peritos Criminais são policiais civis em outros não. Ou seja, você deve ter em mente que depende do estado que escolher haverá uma legislação específica para o cargo;

  4. Há diferença de salário entre os entes federativos;

  5. Para dirimir com todas essas dúvidas sugiro procurar o último edital de concurso aberto para o cargo de Perito Criminal do Estado de interesse e observar todos esses pontos.

  6. É necessária aprovação em concurso público de provas e títulos.

  7. Necessariamente um Perito Criminal é um servidor do estado/união aprovado mediante concurso público. Não existe outra possibilidade.

  8. Tenha em mente que pós-graduação em Pericia Criminal não o torna Perito Criminal apenas pode dar-lhe pontos na fase de títulos no concurso, além é claro, do conhecimento adquirido;

  9. Após aprovado em toda as fases do concurso você passará por um treinamento (academia) quando receberá os devidos ensinamentos de como realizar as atividades do cargo.

  10. Após aprovado na academia você será um Perito Criminal que, de uma forma geral, são divididos em Peritos que atendem locais de crime (externa) e os que fazem exames laboratoriais e internos.

  11. Na maioria dos estados as capitais possuem a melhor estrutura e possuem os dois tipos de peritos (externos e internos);

  12. No interior dos estados o quantitativo humano é inferior, bem como a estrutura física, cabendo, na maioria das vezes, apenas os exames externos.

Então para finalizar e ajudar-lhe a tornar-se um Perito Criminal resumi em dois pontos chaves:

  • Graduação (obrigatória) de acordo com seu estado/federal;

  • Aprovação em concurso público.

362 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page